sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meu avô faz aula de Internet

Por Isabella Infantine

Meu avô me contou que faz aula de computação para aprender a navegar na Internet e estar informado, ou não. Surpreendeu-me toda essa modernidade do grisalho. Ainda mais sua dúvida levantada ao final da frase, já que ele disse sentir-se confuso com tanto conteúdo apresentando click pós click. O seu tempo era outro, a busca por informação era feita na enciclopédia.
Mais antigamente o arquivo das imagens e texto ocorria através da memória das comunidades. O conhecimento era disseminado por conversas. No conto, “Funes, o memorioso”, Jorge Luis Borges demonstra seu contentamento pelo projeto que sustenta a escrita de testemunhos por todas as pessoas que conheceram Funes.
No texto “O projeto da Enciclopédia e seus registros sobre o Jornalismo” fica evidente a evolução e modificação sofrida pelos verbetes da Enciclopédia Francesa de 1750. Toda essa mudança acarretada durante anos se passa devido a evolução das tecnologias de comunicação e, também, visto a própria informação compreendida de outra forma.
A enciclopédia de Isidoro de Sevilha deu origem a outras formas de propagação de conteúdo. O hipertexto, atual ferramenta que propaga conhecimento na Internet através dos links, tem suas raízes na história do enciclopedismo. Os dois itens citados apresentam uma relação de prolongamento do objetivo, no qual o patrimônio cognitivo de uma época é ressuscitado no reenvio virtual de conteúdo.
Em 1999, Paulo Serra levantou a argumentação da problemática do conceito de informação. A “sociedade da informação” dita pelos iluministas como emancipadora pode ir contra seu próprio ideal. A relação proporcional do acréscimo de conteúdo sinônimo de mais conhecimento muitas vezes se engana. Postman e Baudrillard discordam dessa antiga teoria. Eles afirmam que o aumento de informação gera menos saber.
A informação fornecida pelos meios de comunicação no hipertexto deve ser analisada pelo leitor em busca do significante. Já cabe ao jornalista simplificar e organizar a complexa realidade do que está a sua volta e transmitir todo esse conteúdo. Os meios de comunicação, principalmente a Internet, se apresentam como uma plataforma tecnológica que amplia a capacidade de difusão das notícias, logo do conhecimento. Assim, cada um deve ficar atento e selecionar o relevante dentro dos links. A “explosão da informação” nomeada por Postman trouxe a improbabilidade para o leitor perdido dentro de tantos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário