terça-feira, 28 de abril de 2009

Somos todos culpados (até que se prove o contrário)

Através da leitura do texto "Perdedores Globais" de Robert Kurz entende-se melhor o desenvolvimento do sistema econômico que temos hoje em dia, de alicerces pouco seguros e teorias que não se aplicam mais. Porém, o autor discursa como se as pessoas comuns estivessem completamente alheias ao que aconteceu nos últimos cinquenta anos, sem levar em conta as mudanças de comportamento e percepção de sociedade que a globalização acarretou. Seria ingênuo afirmar que o capitalismo de hoje sobrevive somente por vontade de uma elite, apesar da ignorância agir a favor destes.

Cada vez mais os interesses particulares são priorizados em função do bem coletivo, fato não limitado às classes políticas ou ricas. Talvez tenha sido uma internalização gradual do capitalismo por parte da população, que tomou como seu o comportamento do mercado de necessidade de lucro (bem estar, conforto, atingir objetivos, em suma qualquer coisa) a qualquer custo.

Esta cultura da individualidade que vivemos atualmente (e a qual Zigmund Baumman entre outros tem como um de seus objetos de estudo) teve mais uma conseqüência para o coletivo neste último ano. A crise econômica, esta cujas causas são levianamente atribuídas somente ao sistema financeiro frágil e especulativo que instituíram como correto, também é social.

É cada um por si na economia assim como nos movimentos políticos, que não mais buscam soluções para a sociedade, mas somente para os grupos que protegem. Não escapa o jornalismo dito especializado, que fecha os olhos para o que não vende ou o que dizem que os leitores não tem interesse. Também não poderiam escapar os meus colegas da faculdade, os moradores do edifício em que vivo e até qualquer motorista que dirige sozinho um utilitário no centro de São Paulo. Somos todos culpados até que se prove o contrário.

A partir deste cenário não é difícil imaginar uma situação de alto risco em que alguns lucrariam muito se desse certo, mas todo mundo perderia se desse errado considerada um investimento viável. Bem, como podemos perceber já a algum tempo, desta vez todo mundo perdeu. Aliás, mesmo quando só alguns ganham neste tipo de investimento, também não é incomum ter a impressão de que todo mundo perdeu, só que nem sempre nos damos conta disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário